/* Marcadores-Cloud label --------------------------- */ #Label1 .cloud-label-widget-content { text-align:center; /*--Alinhado a esquerda--*/ font-weight: bold; /*-- Fonte em negrito--*/ } #Label1 .cloud-label-widget-content span { display: inline-table; line-height: 1.2; padding:0 0 0 10px; vertical-align: middle; } #Label1 .label-size-1 a { color:#8B1A1A; /*--#a021bb--*/ font-size:13px; /*--14px--*/ } #Label1 .label-size-1 a:hover { color:#000; /*--edite a cor--*/ } #Label1 .label-size-2 a { color:#FFC125; /*--#a021bb--*/ font-size:14px; /*--14px--*/ } #Label1 .label-size-2 a:hover { color:#000; /*--edite a cor--*/ } #Label1 .label-size-3 a { color:#00008B; /*--#a021bb--*/ font-size:16px; /*--14px--*/ } #Label1 .label-size-3 a:hover { color:#000; /*--edite a cor--*/ } #Label1 .label-size-4 a { color:#228B22; /*--#a021bbr--*/ font-size:18px; /*--14px--*/ } #Label1 .label-size-4 a:hover { color:#000; /*--#a021bb--*/ } #Label1 .label-size-5 a { color:#514762; /*--#a021bb-*/ font-size:20px; /*--14px--*/ } #Label1 .label-size-5 a:hover { color:#000; /*--#a021bbr--*/

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cólica de recém-nascido.


Realmente as cólicas de recém nascido existem mas não é como todo mundo diz. A Alice sofreu pouquíssimo com isso.

O que são elas eu explico:

São as famosas cólicas que surgem no final da tarde. E segundo vários estudos, especialistas e principalmente mães. Não tem nada a ver com uma DOR específica. É um mau estar, um desconforto. Que ninguém sabe exatamente de onde vem, mas que até os 03 meses deve passar. A explicação mais recente e convincente, na minha opinião, é que o sistema nervoso do RN é muito imaturo, ou seja, só o fato de estar nesse mundo, com barulhos, sons, cheiros e sensações diferentes já o stressam. Portando não adianta remédios, chazinhos. NADA.

Mas a várias coisas que podem acalmar e confortar o bebê, nesse caso,não expor o bebê a ambientes que o estimulem de mais e por muito tempo, exemplo muitas vistas, muitas brincadeiras. Nos primeiros dias é importante pro bebê receber aos poucos as informações.  Ok. Eu não acho bacana evitar tudo quanto é tipo de barulho perto da criança, ou sempre deixar o bebê no escuro. Mas também você não vai levar o bebê com 1 mês numa festa de aniversário que todos os convidados vão querer pegar o baby no colo. (Sim, eu fiz isso com a Alice e quando fomos pra casa ela chorou mais de uma hora para ir dormir.) Alguns bebês podem passar por isso numa boa, e outros não conhecer seu filho é o mais importante sempre!

E quando a cólica aparecer essa dica do Potencial Gestante escrito pela  Mari Perri, foi a que funcionou com a Alice nos momentos de hiperestimulação:  “o ideal é ir para um lugar escuro, tirar a camisa e a roupinha do baby (se tiver frio, tire a roupinha dele e coloque ele por dentro da tua camisa, o importante é o contato de pele entre mãe/bebê – ah… pode ser pai/bebê também, desde que seja com MUITA tranquilidade e que não seja só quando você já está na irritação). Vá para um quarto escuro, quanto mais escuro melhor (conheço quem já se trancou no closet!rs). Sente-se (ou mesmo fique de pé), mas não se movimente muito, apenas faça um suave movimento de balanço para frente e para trás, ou dê leves passadas pelo quarto. Não fale, apenas faça o som de shhhh bem pertinho do ouvido dele e bem baixinho…Nós utilizamos isso bem antes de eu  ler essas dicas, por pura instindo. Ignorando as recomendações de usar Fuchicoria, de dar chazinhos (falarei em outros post do porque NÃO DAR chazinho), e relutando em utilizar remédios.  

Existe também a teoria da exterogestação, mas para explicar direitinho vai requerer um post só para isso.

Manter a tranqüilidade, para mim, é o mais importante, não adianta tentar acalmar um bebê quando se esta uma pilha de nervos.. Também é necessário identificar o motivo do choro da criança. Num geral as pessoas já vão tacando doença: é gases, é cólica, é dor de barriga. Quando na verdade pode ser algo emocional. O bebê pode necessitar colo, carinho, se sentir protegido.  Mas pelo jeito as pessoas não aceitam o fato do bebê querer COLO. E já começam a disser que esta  sendo mal acostumado, que vai ficar viciado em colo entre outras besteiras.

Por aqui foi assim, muito peito, muito colo, muito carinho e cama compartilhada. Resolveu todos os problemas! A Alice também teve problemas com gases, mas eu explico como foi em outro post!

:)

2 comentários:

  1. Com certeza vou usar essa dica valiosissima!
    O pai ja esta escalado...haha...Bjussss lindossss

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, a minha esta tendo cólicas fico morrendo de dó, vou colocar ela junto a minha barriga pra acalma-la, também prefiro tentar os métodos mais naturais, antes de tomar outra providencias bjs Val .

    ResponderExcluir