Texto extraído do livro "O pequeno filósofo", Gabriel Chalita, Editora Globo - São Paulo, 2011, pagina 14.
"Ele me escutou. Ficou em pé. Manejou remo n'água, proava para cá, concordado. E eu tremi, profundo, de repente: porque, antes, ele tinha levantado o braço e feito um saudar de gesto — o primeiro, depois de tamanhos anos decorridos! E eu não podia... Por pavor, arrepiados os cabelos, corri, fugi, me tirei de lá, num procedimento desatinado. Porquanto que ele me pareceu vir: da parte de além. E estou pedindo, pedindo, pedindo um perdão.
Sofri o grave frio dos medos, adoeci. Sei que ninguém soube mais dele. Sou homem, depois desse falimento? Sou o que não foi, o que vai ficar calado. Sei que agora é tarde, e temo abreviar com a vida, nos rasos do mundo. Mas, então, ao menos, que, no artigo da morte, peguem em mim, e me depositem também numa canoinha de nada, nessa água que não pára, de longas beiras: e, eu, rio abaixo, rio a fora, rio a dentro — o rio."
Texto extraído do livro "Primeiras Estórias", Guimarães Rosa, Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1988, pág. 32.
_______________
E assim caminha a humanidade e a minha vida, aprendendo, pensando, lendo, ouvindo, lendo, repensando e interpretando. "Caminhando e cantando e ouvindo a canção".
E assim caminha a humanidade e a minha vida, aprendendo, pensando, lendo, ouvindo, lendo, repensando e interpretando. "Caminhando e cantando e ouvindo a canção".
Entres outras coisas, entre todas essas pessoas cheias de certeza, entre a falta do que fazer, entre a falta do que saber. Entre tudo. Entre todos. Caminhar é preciso, conhecer é preciso. Saber não é. Ter certeza não é. Viver é, sentir é. AMAR É!
Mesmo agora, pra você, que tudo parece chegar ao fim, as coisas começam de novo e de novo e de novo e de novo. Por que a vida é assim! Desafiadora, única e complicada.
Recomeçar é difícil mas é preciso! Vamos... Caminhar. Vem?
![]() |
Ilustração: Thais Linhares. Livro o Pequeno Filósofo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário